Cedro Rosa (Cedrela fissilis Vell)

Nomes Populares: cedro-amargo, cedro-amargoso, cedro-batata, cedro-branco, cedro-cheiroso, cedro-do-amazonas, cedro-manso, cedro-rosa, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, etc.

É uma árvore nativa do Brasil, da família das meliáceas. Árvores que podem atingir os 30 metros de altura. Ocorre desde o Panamá e Costa Rica até a Argentina; no Brasil está presente na maioria dos estados, em solos profundos e úmidos, porém bem drenados. Está ameaçado de extinção por exploração excessiva. O plantio do cedro, em função da qualidade da madeira, está sendo tentado, como o de outras meliáceas.

Recomenda-se o plantio com grande espaçamento com alternância de outras espécie para evitar lagarta da Hypsipylla Grandella e outros que agridam a madeira. É uma espécie emergente em floresta de "clímax", iniciando seu crescimento na vegetação secundária. Indicada para aplicação paisagística em praças, parques e jardins. Madeira muito utilizada para movelaria fina, portas, janelas, mesas, cadeiras, peças entalhadas e torneadas, etc.

É ótima para plantios mistos em áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados