Folha Larga/Pau Pereira (Platicyamus Regnellii)

Nomes Populares: pau-pereira, pereiro, pereira, folha-de-bolo, mangalô, angelim-rosa, camará-de-bilro, cataguá, pereira-vermelha, ubá-açú, jacatupé, pau-pente, pau-pereira-amarela, etc.

Nativa de médio porte, com altura variando entre 10 e 20 metros quando adulta. Sua madeira é moderadamente pesada, resistente e de boa durabilidade mesmo quando sob condições adversas. A madeira é própria para mobiliário, assoalhos, postes, dormentes, caibros, eixos de carros de boi e de outros equipamentos rurais, etc. A árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.

Como planta tolerante à insolação direta e de rápido crescimento, é ótima para a composição de reflorestamentos mistos destinados ao repovoamento de áreas degradadas de preservação permanente. Ocorre naturalmente em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná. Adequada para a recuperação de áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados