Jequitibá Branco (Cariniana estrellensis)


Nomes Populares: jequitibá, estopeira, estopeiro, pau estopa, pau de cachimbo, jequitibá rei, estopa, cachimbeiro, bingueiro, mussambê, coatinga, coatingua, jequitibá vermelho, etc.

Nativa dos estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Habita formações florestais do complexo atlântico e nas florestas estacionais, sendo comum em planícies e ao longo dos rios, em solos úmidos e profundos. Espécie semidecídua de 25 a 50 m de altura. Possui tronco reto, podendo chegar a mais de 2 m de diâmetro.

Sua madeira nobre é usada na confecção de móveis, molduras e guarnições internas, forros, lambris, peças torneadas, cabos de ferramentas, esquadrias, painéis, compensados, embalagens, brinquedos e canoas e, quando preservada, pode ser usada em aplicações externas. As folhas e casca produzem tanino para curtimento de couros. O fruto é muito usado na confecção de cachimbos. Produz papel de boa qualidade, além de ser usada no paisagismo de parques e jardins.

É ótima para plantios mistos em áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Foto do Viveiro Camapuã
Foto do Viveiro Camapuã
Foto do Viveiro Camapuã

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados