Moringa(Moringa Oleirífera)


Nomes Populares: moringa, acácia branca, etc.

Esta vale a pena difundir e cultivar! A Moringa Oleifera, árvore dos milagres, identificada pela ciência como a planta com a mais alta concentração de nutrientes que se conhece na natureza. Altamente medicinal, também identificada como alimento com a mais alta concentração de antioxidantes. Contém substâncias anti-cancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, reguladoras do açúcar no sangue e da pressão arterial. Utilizada na medicina.

De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é, também, considerada melífera. Seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. As sementes verdes podem ser cozidas, como feijão vagem, quiabo, soja, etc., e servidas na forma de salada.

Atualmente, já se cultiva moringa, para fins alimentícios, em países da América Latina, Caribe, ilhas do Pacífico, África e Ásia tropical. Todas as partes desta planta são comestíveis e de uma riqueza nutricional excepcional.

As sementes Moídas da Moringa oleífera podem ser usadas para purificar as águas turvas dos rios, poças e lagoas, tornando-a potável. Essa torta de sementes moídas é colocada na água, no fundo dos potes, e atrai a argila, sedimentos e bactérias, que ficam nela concentrados tornando a água limpa, clara e potável, removendo até 99% da turbidez da água.

A Moringa oleifera contém mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias antiinflamatórias e 18 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano. Rica em vitaminas dos grupos A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno e em minerais, como, cálcio, fósforo, ferro, potássio, selênio e zinco.

As folhas frescas contém nutrientes importantes em quantidades muito maiores do que os encontrados em outras plantas. Veja, por exemplo: · sete vezes mais vitamina C que a laranja; · dezessete vezes mais cálcio que o leite; · dez vezes mais vitamina A que a cenoura; · quinze vezes mais potássio que a banana; · duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi); · vinte e cinco vezes mais ferro que o espinafre; Todas as partes desta planta – casca, vagens, folhas, nozes, sementes, tubérculos, raízes e flores – são comestíveis. As folhas podem ser usadas frescas ou secas, em refogados, sopas ou mesmo cruas, em saladas. Também podem ser usadas em chás e moídas, acrescentadas a receitas com farináceos, enriquecendo bolos e tortas. O óleo da semente de moringa é doce e não fica rançoso. Vale à pena buscar sementes de moringa e plantá-la em seu jardim. Esta é uma planta pouco exigente com solo e água e, desta forma, você sempre terá, à mão, vegetais bons para incrementar sua alimentação.


Foto do Viveiro Camapuã
Foto do Viveiro Camapuã

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