A Sangra D’água (Croton Urucurana)

Nomes Populares: sangra d'água, urucurana, urucuana, lucurana, licurana, sangue da água, sangue de dragão, sangue de drago, capixingui, tapixingui, etc.

É uma planta nativa brasileira, pertencente à família Euphorbiaceae e que ocorre em matas ciliares de praticamente todas as regiões do país. Além do mel obtido por meio de suas flores, a Sangra D’água possui madeira própria para construção de canoas, obras hidráulicas, obras externas (como dormentes e esteios), carrocerias, carpintaria e marcenaria.

Embora a eficácia e a segurança do uso desta planta não tenham sido ainda comprovadas cientificamente, sua utilização vem sendo feita pelo povo com base na tradição popular, que lhe atribui propriedades anti-hemorrágicas, anti-inflamatórias, antisséptica, antiviral, cicatrizante, hemostática e vulnerária em aplicação local, enquanto internamente é usado também para o tratamento de úlcera no estômago ou nos intestinos.

É ótima para plantios mistos em áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados