Sapucaia(Lecythis Pisonis)

Nomes Populares: sapucaia, sapucaieira, cumbuca-de-macaco, quatetê, cabeça-de-macaco, Castanha-Sapucaia, Sapucaia-Vermelha, marmita-de-macaco, caçamba-do-mato, etc

Nativa, ocorre desde o Ceará até Minas Gerais e Rio de Janeiro, na floresta pluvial Atlântica. É muito frequente no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Altura de 20-30 m (10-20 m quando se desenvolve isoladamente), com tronco de 50-90 cm de diâmetro revestido por casca espessa e acinzentada. Flores roxas ou violetas.

A madeira dura, pesada e resistente é apropriada para obras externas, como postes, dormentes, mourões, estacas, esteios, pontes, mastros, para construção civil, com vigas, caibros, ripas, tacos, tábuas para assoalhos, batentes de portas e janelas, para confecção de peças torneadas, peças flexíveis, carrocerias, cabos de ferramentas, etc. As castanhas (sementes) são comestíveis e muito saborosas, sendo também muito apreciada pela fauna. O fruto lenhoso é utilizado como adorno e como recipiente (para sal e condimentos diversos), na zona rural.

É uma nativa ótima para plantios mistos em áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Foto do Viveiro Camapuã
Foto do Viveiro Camapuã

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados