Tento Vermelho/Olho de Cabra(T. Esculenta)

Nomes Populares: Olho-de-Cabra, Olho-de-Boi, Pau-Ripa (SC), Pau-de-Santo-Inácio (SC), Angelim-Ripa e Coronha, Tento-Vermelho, etc.

Nativa, com ocorrência nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e até Santa Catarina, principalmente na floresta pluvial atlântica e latifoliada semidecídua.

Altura de 15-20 m, dotada de copa ampla e globosa, com tronco de 50-70 cm de diâmetro. Prefere solos enxutos situados em topos de morros ou encostas íngremes.

Sua madeira é pesada (densidade 0,70 g/cm³), resistente, de textura média com aspecto decorativo, medianamente resistente ao ataque de cupins e similares.

A madeira foi outrora muito empregada na confecção de móveis de qualidade, painéis, lambris, lâminas faqueadas, para acabamentos internos em construção civil. As sementes, muito duras e coloridas, são utilizadas para confecção de peças artesanais. A árvore proporciona ótima sombra, podendo ser usada na arborização de avenidas, parques e praças. É uma nativa ótima para plantios mistos em áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados