Tucaneiro/Pau Viola (Cytharexillum Myrianthum)

Nomes populares: tucaneiro, pau-de-viola, tucaneira, jacareúba, baga-de-tucano, pombeiro, tarumã, tarumã-branco, pau-viola, etc.

Espécie nativa, arbórea, com 8-20 metros de altura, dotada de copa rala e tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestida por casca com coloração parda. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Espécie de madeira leve, macia ao corte e de baixa durabilidade natural, principalmente quanto exposta. Em função da beleza de suas flores amarelas em cachos erguidos ao céu, O Pau viola ou Tucaneiro tem aplicação extremamente ornamental. É possível notá-la à distância.

É rara fora da faixa litorânea, podendo ser encontrada apenas em matas ciliares. Ocorre preferencialmente em terrenos úmidos e até mesmo brejosos e produz anualmente grande quantidade de sementes que são dispersas pela avifauna. É uma espécie pioneira e de rápido crescimento, indispensável nos plantios mistos destinados à recuperação de áreas degradadas e na recomposição da Reserva Legal(RL) e Áreas de Preservação Permanente(APP), em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro.

Viveiro Camapuã 2017 - Entre Rios de Minas - MG. Todos os direitos reservados